Blog

Voltar
23 maio

Por que maio é o mês das noivas?

Postado por casagarcia - Casamentos

Quando o mês de maio chega, começa uma enorme agenda de casamentos. Ele está entre os meses mais escolhidos pelas noivas para a celebração desse grande dia. As igrejas e as casas de eventos ficam disputadíssimas. Mas você sabe por que maio é considerado o mês das noivas? Conhece a origem dessa tradição?

Nós fomos atrás dessa história e trouxemos para você as possíveis origens de maio ser considerado mês das noivas! 😉

Descubra por que maio é o mês das noivas

Uma das principais explicações é: a primavera

Uma das explicações para maio ser considerado o mês das noivas é o início da primavera, quando a natureza nos presenteia com flores, deixando tudo mais bonito.

Mas, espera aí, a primavera não é em setembro?

Sim. Aqui para nós, no hemisfério sul, o início da primavera é no dia 23 de setembro. Mas essa seria uma tradição que importamos dos países do hemisfério norte. Lá, sim, a primavera começa no mês de maio.

Essa é uma data muito celebrada nesses países. Afinal, por lá não se vê muitas flores o ano todo. Então, quando chega o mês de maio, as pessoas o recebem com muita alegria e festa. E, é claro, com muitos casamentos para aproveitar a beleza da natureza.

Como reproduzimos no Brasil muitos dos costumes do hemisfério norte, esse foi um desses casos. É por isso que, mesmo que a nossa primavera não seja em maio, consideramos esse como o mês das noivas.

Mas, voltando à nossa primavera, que começa em setembro, esse também é um mês disputado para quem quer agendar o casamento.

Além das flores, a temperatura na primavera é convidativa para os casórios. Ainda não está quente como no verão, mas também já não faz tanto frio quanto no inverno. Ou seja, a temperatura ideal para casar: confortável tanto para os noivos quanto para os convidados.

Outra possível explicação: a Igreja Católica

Outra hipótese que pode ser considerada como uma explicação para maio ser o mês das noivas é a influência da Igreja Católica.

Como em maio começa a primavera no hemisfério norte, esse é um mês de muitas flores. Ao longo de séculos, elas vêm sendo associadas à feminilidade e à celebração do amor. E é por esse motivo que, para os cristãos, maio é considerado o mês das mães e também o mês de Maria, mãe de Jesus.

Por causa dessa carga feminina e de pureza do mês, maio também passou a ser associado às noivas. Começou a ser considerado, então, um mês que traz sorte para a mulher que escolhe essa data para se casar.

Descubra por que maio é o mês das noivas

Mês das noivas em diferentes lugares do mundo

Além de maio, outros meses também são muito escolhidos pelas noivas ao redor do mundo. Ficou curiosa? Levantamos os motivos dessa escolha.

Brasil

Um estudo mostrou que outro “mês das noivas” para as brasileiras é dezembro.

Em 2018, o último mês do ano foi o que mais concentrou uniões: foram 74,6 mil matrimônios heterossexuais e 2,6 mil homoafetivos. O levantamento foi feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Ou seja, parece que por aqui a tradição deu lugar à praticidade. As noivas acabam preferindo se casar em dezembro por causa das férias de final de ano e da ajudinha do 13º salário no orçamento. Afinal, quem é que não quer uma lua de mel tranquila, né?

Inglaterra

Junho é considerado o “mês das noivas” britânicas. É um dos meses que tem mais procura para casamentos na Inglaterra.

O costume remete a uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

O sexto mês do ano é chamado junho em homenagem a essa deusa. Por isso, a tradição de realizar casamentos nesse mês foi mantida.

Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, as noivas norte-americanas preferem dizer “sim” em fevereiro. É esse o “mês das noivas” por lá.

Isso por causa do Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, comemorado no dia 15 de fevereiro. Lá é a data que seria equivalente ao nosso Dia dos Namorados, que aqui é celebrado no dia 12 de junho.

Como essa data para celebrar o amor é um costume muito forte nos Estados Unidos, as norte-americanas fazem de tudo para marcarem o casamento nesse período.

Descubra por que maio é o mês das noivas

Maio ainda é o 3º mês mais concorrido para casamentos

Existem muitas explicações para maio ser considerado o mês das noivas, mas nenhuma delas comprova ao certo a origem dessa tradição.

Mas a verdade é que maio segue sendo um mês muito escolhido pelas noivas, sejam elas tradicionais ou não.

De acordo com a pesquisa da Arpen, maio ainda é o terceiro mês mais concorrido para casamentos. Fica atrás apenas de dezembro e de novembro.

E pra gente aqui na Casa Garcia, tanto faz a data. O que importa é que o ano todo temos espaços maravilhosos para o seu casamento ser perfeito! 😉

Quer descobrir que tipo de noiva você é? Confira este e-book.

QUE TIPO DE NOIVA EU SOU?

Tags: - -

Compartilhe:

Comentários