Blog

Voltar
22 abr

Tipos de vestido de noiva: inspirações para escolher o seu

Postado por casagarcia - Casamentos, Dicas, Eventos Sociais

A escolha do vestido de noiva é um momento muito especial e  sonhar com ele desde a infância é muito comum. Afinal, é um dos dias mais felizes que você vai ter. Por isso, precisa se sentir deslumbrante! Mas, como são muitos os tipos de vestido de noiva, optar pelo ideal nem sempre é uma tarefa fácil.

Chegar em uma loja com uma ideia sobre o tipo de vestido de noiva que mais combina com você facilita a escolha. Além disso, é importante que você tenha em mente o tecido mais adequado para a época do seu casamento, o corte e o decote que favorecem o seu corpo e o modelo que mais vai combinar com o estilo da sua cerimônia.

Para te ajudar nessa escolha, listamos os principais tipos de vestido de noiva e as suas características. Assim, fica mais fácil identificar o modelo ideal para você.

Os principais tipos de vestido de noiva

Vestido de noiva reto

O corte reto é um tipo de vestido de noiva que fica mais justo ao corpo, sem volume na saia. É o modelo perfeito para quem quer alongar a silhueta.

Costuma ser a escolha de noivas mais tradicionais e, por ser básico, pode ser usado nos mais diversos estilos de cerimônia.

Uma dica: se você for mais baixinha, opte por uma saia bem longa, quase arrastando no chão, para não achatar a silhueta.

Vestido de noiva império

O corte império é aquele justo no busto e cuja saia começa logo abaixo, bem leve e fluida, se muito volume.

É um modelo super romântico e perfeito para noivas grávidas para que se sintam mais confortáveis. A escolha do tecido é muito importante nesse modelo. É ele que vai determinar o caimento ideal.

Se o seu casamento vai ser de estilo rústico, em uma chácara ou ao ar livre, esse é um modelo que vai cair bem.

Vestido de noiva evasê

O corte evasê é o que tem a saia que começa a alargar suavemente a partir do quadril. Esse modelo costuma ser confeccionado em tecidos mais macios e fluidos, como a seda.

É um modelo versátil, já que fica bem em vários biotipos. Além disso, pode ser usado em casamentos tanto durante o dia quanto à noite.

Vestido de noiva em A

O corte em A é um modelo de vestido que cria um efeito triângulo: é justo na parte do busto, tem a cintura bem marcada e a saia alarga bem até a barra.

É ideal para quem tem o tipo físico chamado “pera”, já que valoriza a silhueta e disfarça o quadril largo.

Para a noiva que procura um vestido de noiva romântico e retrô, o modelo em A pode ser a opção perfeita.

Vestido de noiva sereia

O modelo sereia é justo até a altura do joelho, ganhando volume até a barra. É um dos preferidos entre as noivas porque é moderno e valoriza a silhueta.

Como se trata de um modelo mais ousado, é ideal para noivas de estilo e que estejam à vontade com o próprio corpo. É mais indicado para o tipo físico “ampulheta” e para noivas que não sejam tão baixinhas.

Vestido de noiva princesa

Vestido de noiva princesa

O modelo princesa é a escolha número um entre as noivas. É aquele que remete aos contos de fadas e que tem tudo a ver com as noivas mais românticas.

O corte é justo no corpo e, a partir da cintura, abre uma saia bem volumosa. A vantagem desse modelo é que ele nunca sai de moda. Pode levar renda, brilho, pedraria e muitos outros detalhes.

É o vestido mais adequado para as cerimônias clássicas e para os casamentos mais tradicionais, que acontecem à noite.

Vestido de noiva tomara que caia

Vestido de noiva tomara que caia

Do romântico ao sexy, o vestido de noiva tomara que caia pode ser acompanhado de estilos diversos de saias e caimentos.

A combinação favorita das noivas é o decote tomara que caia com saia princesa. Para as mais ousadas, a saia para combinar pode ser no estilo sereia ou mais fluida.

O ponto de maior atenção no modelo é a sustentação dos seios. Por isso, não é indicado para as mulheres que possuem seios muito volumosos porque o modelo pode comprometer o conforto.

Vestido de noiva com renda

Vestido de noiva com renda

O vestido de noiva com renda é bem versátil e muito elegante. É perfeito para diversos tipos de cerimônia e combina com vários estilos de noiva.

As rendas podem ser de vários materiais, como algodão, linho, seda e outras fibras. Dependendo do tipo, a renda é usada tanto na confecção de peças de vestuário como na decoração.

Uma renda que aparece bastante em vestidos de noiva é a renda guipir, com desenhos em relevo que formam arabescos. Ela é uma renda com um visual mais robusto e é considerada a mais nobre das rendas.

Vestido de noiva com manga

Vestido de noiva com manga

O vestido com manga é um dos queridinhos entre as noivas, especialmente os modelos com renda e transparência.

O detalhe pode aparecer em diversas versões: manga princesa, longa, curta, 3/4 e até mangas mais largas, estilo flare.

As mangas dão um toque de feminilidade e romantismo ao vestido. Mas, por deixarem o vestido mais quente, é importante observar a data do casamento. Opte por ele nos meses mais frios.

Vestido de noiva com tule

Vestido de noiva com tule

O vestido de noiva com tule voltou com força total e é tendência nas passarelas. O material é um dos favoritos das noivas mais românticas e pode ser incorporado nos mais diversos modelos, como o princesa e o corte em A.

Com aplicação de pérolas, por exemplo, se torna uma peça incrível e atemporal para você estar linda para sempre no seu álbum de casamento, sem chance de se tornar “brega” daqui alguns anos.

Vestido de noiva com cor

Se a sua intenção é ousar, a opção é fugir do branco e do off white tradicionais. Os vestidos de noiva que trazem cores ainda são uma tendência tímida no Brasil. As cores podem estar presentes apenas em detalhes ou na peça por completo.

Já se imaginou subindo o altar com um vestido vermelho deslumbrante? Com certeza, você será lembrada para sempre pelos seus convidados.

Vestido de noiva simples

Casar com um vestido de noiva simples não significa que você estará menos elegante. Pelo contrário. Os modelos minimalistas podem garantir o charme e a sofisticação que você busca para o grande dia, deixando o destaque para o corte.

Se você pretende fazer um mini wedding ou uma cerimônia diurna, um vestido com menos detalhes é a escolha perfeita.

Vestido de noiva curto

Não pense que o vestido curto é apropriado apenas para o casamento civil. Se o casamento for algo mais informal ou até mesmo se a noiva é despojada, daquelas que não consegue se ver usando um vestido longo com salto, essa é a opção certa.

O vestido de noiva curto é um charme e vai te deixar super confortável no seu grande dia.

Mas, então, qual vestido de noiva escolher?

A nossa principal dica é que você se sinta à vontade. Por isso, é imprescindível que você experimente várias opções, tire fotos e namore bastante antes de escolher o seu vestido de noiva.

O importante é que você esteja linda e feliz nesse dia que será muito especial na sua vida.

Ainda está com dificuldade para identificar o seu estilo? Temos um conteúdo especial para você descobrir: um guia completo de como organizar a cerimônia perfeita para cada estilo.

Baixar e-book “Qual tipo de noiva você é?”

Tags: - - -

Compartilhe:

Comentários