Blog

Voltar
31 maio

Tudo sobre quando planejar seu casamento mês a mês

Postado por casagarcia - Casamentos

Depois da tão importante decisão de se casar, surge uma série de dúvidas, né? E a primeira delas é quando começar a planejar o casamento.

Com quanto tempo de antecedência eu preciso começar? O que começar a fazer primeiro? Quais decisões podem ser deixadas para mais perto da data do casamento?

Sabemos que são muitas as questões. Por isso, preparamos essas dicas para você saber quando começar a planejar o casamento. E mais: o que fazer mês a mês.

Então, é só você acompanhar essas dicas para ficar por dentro de todos os passos antes desse tão esperado dia.

Planejamento do casamento

Quando começar a planejar o casamento? Quantos meses antes?

O casamento é um evento que exige mais tempo de organização, porque muitos detalhes precisam ser decididos.

Por isso, é recomendado começar o planejamento com pelo menos um ano de antecedência.

Mas o que fazer primeiro? Aqui, vamos colocar passo a passo do que é ideal você fazer mês a mês.

Um ano antes do casamento

Comunicar a família

Antes de começar a planejar o casamento, é importante pensar de que maneira vocês vão comunicar as famílias sobre essa decisão. Vocês vão fazer uma festa de noivado? Ou vão apenas avisar que decidiram se casar? Esse deve ser o primeiro passo.

Definir o orçamento

Depois de feito o comunicado, é hora de definir o orçamento que vocês terão para a realização do casamento. Quanto vocês pretendem gastar? As famílias vão presentear vocês com alguma quantia?

É importante abrir uma conta ou poupança conjunta para as despesas que vocês terão com os preparativos do casamento. Assim, vocês evitam gastar o que está reservado para o evento com contas pessoais.

Decidir a data

Pronto. Decidido o orçamento, é fora de definir a data do casamento. Se vocês forem fazer uma cerimônia religiosa, é importante ver a disponibilidade primeiro na igreja.

Se vocês decidirem se casar em maio, que é considerado o mês das noivas, é importante agendar com ainda mais antecedência, devido à grande procura desse mês para casamentos.

Determinar o número de convidados

Antes de escolher e fechar o espaço para a festa, é fundamental determinar o número de convidados. Só assim será possível decidir pelo local ideal para esse evento.

Afinal, não adianta alugar um espaço enorme para poucos convidados ou um espaço pequeno que vai deixar seus convidados desconfortáveis.

Considerar a ajuda de um profissional

Para facilitar esse processo, vocês podem contar com a ajuda profissional de um cerimonial. Ele vai te ajudar a contratar todos os serviços necessários e organizar cada um dos detalhes do seu casamento.

Aqui você encontra uma lista com os melhores cerimoniais de Uberlândia.

Escolher e fechar o espaço para a festa

Vista a disponibilidade da data para o casamento religioso, fica mais garantido vocês escolherem e fecharem o espaço para a festa.

Conte com o auxílio do cerimonial para indicar os melhores espaços da cidade. Assim, vocês não correm o risco de se decepcionarem depois.

Decidir o buffet

É hora de decidir o buffet. Pense em um cardápio que vá agradar a maioria dos convidados e que esteja de acordo com o horário da festa.

É muito importante que vocês tenham boas referências do fornecedor escolhido e também que façam uma degustação para aprovar o menu.

Escolher o bolo e os doces

A escolha do bolo de casamento e dos doces merece atenção especial. Faça vários orçamentos e dê preferência para fornecedores que você já conheça.

Pesquise referências visuais de como vocês querem o bolo e levem para as empresas analisarem. Também é essencial fazer um dia de prova para experimentar os sabores e decidir aqueles que mais agradam.

Decidir foto, filme, decoração e música

Os melhores fornecedores de fotos e filmes estão sempre com a agenda cheia. Por isso, é importante contratar esses serviços com antecedência.

O mesmo vale para a decoração e para a música. Feche logo os contratos assim que a igreja e o espaço da festa estiverem confirmados.

Lembrem-se de planejar tudo antes para já chegar aos fornecedores apresentando aquilo que vocês imaginaram.

Saiba como organizar seu casamento

6 meses antes do casamento

Convidar padrinhos, damas e pajens

Para convidar os padrinhos, providencie algum mimo, como bombons, por exemplo. É importante avisar que os convites serão entregues depois.

Decidam também se terão damas e pajens. É importante conversar com as crianças escolhidas e com os pais de cada uma para saber se estão de acordo e para orientar sobre o que vocês decidirem quanto aos trajes.

Escolher o vestido de noiva e o traje do noivo

Pesquise o estilo de vestido de noiva que você quer e vá a diversos ateliês para experimentar. O importante é que você encontre aquele vestido que faça você se sentir maravilhosa. Assim que definir o vestido, escolha também os sapatos e os acessórios.

Seu noivo também precisa escolher o traje dele. O ideal é decidir isso com antecedência para não correr o risco de só encontrar opções ruins perto da data.

Decidir o salão para cabelo e maquiagem

Para você se arrumar no dia do “sim”, existem pacotes para todos os gostos, com os mais variados preços e tipos de serviços.

Pesquise bastante, busque referências e reserve o seu dia de beleza. Marque um dia de teste e leve o penteado e a maquiagem que você tem em mente. Assim, você pode decidir se será isso mesmo.

Decidir a lua de mel

Vocês já sabem onde vão passar a lua de mel? Consultem agências de turismo e reservem as passagens para uma viagem romântica.

Se não forem viajar no mesmo dia do casamento, é interessante reservar uma suíte de hotel para a noite de núpcias.

Agendar o casamento civil

Providenciem os documentos e vão até o cartório para dar entrada no processo do casamento civil.

É importante fazer isso com certa antecedência para, caso falte algum documento, dê tempo de providenciar a tempo do casamento.

Tudo o que você precisa saber para planejar seu casamento

3 meses antes do casamento

Escolher o buquê

Escolhido o modelo do vestido, o penteado e a maquiagem, você já pode começar a pensar no buquê.

Pesquise as flores que mais te agradam e que mais têm a ver com o seu estilo. Leve fotos e troque ideia com profissionais da área para tomar a sua decisão.

Definir o carro da noiva

Você quer chegar ao casamento em um carro suntuoso? Então é hora de definir isso. Peça ajuda para o seu cerimonial e pesquise empresas que façam esse serviço.

Fazer a lista de presentes de casamento

A lista de presentes é uma parte importante que deve ser feita com tempo e cuidado.

Escolha as lojas nas quais vocês querem fazer lista e inclua itens de preços variados para que os convidados tenham opções.

Fazer o pré-wedding

Geralmente, os noivos fazem um ensaio com fotos e filme antes do casamento.

Essas imagens são exibidas durante a festa e também podem ser usadas nos convites.

Fazer e distribuir os convites

Façam a lista definitiva de convidados e feche o número exato. Escolham o estilo dos convites e procurem gráficas especializadas.

É importante que os convites fiquem prontos com bastante antecedência para que vocês consigam distribuir pelo menos dois meses antes do casamento.

Comece a ensaiar a dança

Vocês farão uma dança especial durante a festa? Se sim, é hora de contratar um serviço especializado para criar a coreografia e ensaiar.

Os ensaios costumam ser muitos para que a dança saia perfeita. Por isso, é importante também reservar horários toda semana para dar tempo de vocês aprenderem a dança.

Prova do vestido de noiva

1 mês antes do casamento

Confirmar todos os serviços

Revise tudo o que você já fechou e confirme se está tudo OK: buffet, bolo e doces, decoração, trajes, fotos, filme, dia da noiva, carro etc.

Caso tenha contratado um cerimonial, cobre dele esse checklist para te deixar mais tranquila.

Fazer chá de cozinha e de lingerie

Um mês antes é o prazo ideal para você promover o seu chá de cozinha e de lingerie.

Convide as amigas mais próximas e as mulheres da família para esse momento com você.

A ideia é se divertir e ganhar itens mais baratos de cozinha, além de peças de lingerie para usar com o futuro marido.

1 semana antes do casamento

Fazer a última prova dos trajes

Você e seu noivo devem fazer a última prova dos trajes.

Não se esqueçam de olhar todos os detalhes para garantir que está tudo do jeito que vocês imaginaram.

Se tiver algum problema, ainda dará tempo de corrigir.

Fazer ensaio na igreja

Façam o ensaio na igreja com os pais dos noivos e com as crianças, principalmente.

Se elas forem muito novas, é importante explicar como será a entrada, o que elas terão que fazer para que não seja uma surpresa no grande dia.

3 dias antes do casamento

Fazer as malas para a lua de mel

Façam as malas para a viagem e vejam se não falta nada. Não deixem esses detalhes para o último dia.

1 dia antes do casamento

Cuide dos últimos detalhes antes do grande dia

Deixem tudo organizado, como trajes, sapatos e acessórios, para não terem que ficar procurando depois.

Esse dia não deve ser de muitos afazeres. É importante que vocês se alimentem com comidas leves e relaxem. Organizem-se para dormir cedo.

Deixem todo o trabalho para o cerimonial. Se ele for um bom profissional, deixará vocês tranquilos nesse momento.

No dia do casamento

No dia do casamento

No grande dia, é importante que vocês se alimentem bem, mas sem exageros.

Acordem com a antecedência necessária para estarem no local de se arrumar no horário certo e evitar atrasos.

Se você contratou um pacote de dia da noiva, aproveite os cuidados dos profissionais e relaxe.

Programe-se para estar maquiada, penteada e vestida uma hora antes da cerimônia. Assim, você terá tempo para fotos e para chegar até a igreja com calma.

Lembre-se de que podem acontecer imprevistos. Então, se alguma coisa não sair como você planejou, não se preocupe. Relaxe e aproveite o seu grande dia!

Atente-se para as dicas de etiqueta

Gostou do nosso passo a passo sobre quando começar a planejar o casamento? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para sair tudo como você sonhou.

Mas, ainda assim, ficam algumas dúvidas de como agir para não cometer nenhuma gafe, né? Por isso, preparamos 14 dicas de etiqueta para o momento mais especial da sua vida. Confira! 😉

14 dicas para fazer bonito no seu casamento

Comentários