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30 jan

Como um webinar pode ajudar a divulgar o seu evento

Postado por casagarcia - Dicas, Eventos Corporativos

Divulgar eventos é algo em que é preciso ser certeiro. Ao realizar um evento voltado para conhecimento, como uma palestra, um congresso, um seminário ou um curso, por exemplo, é importante contar com maneiras diversas de divulgação, que despertem o interesse do público.

Certamente, você já participou de algum webinar que encontrou pelas redes sociais e que deu uma prévia sobre um tema que seria discutido mais profundamente em um evento. Essa é uma maneira muito eficiente e inovadora de divulgar eventos, especialmente por essa característica de fazer uma espécie de “degustação” daquilo que o público terá ao participar de fato do evento.

Mas, caso você não conheça esse formato, vamos entender melhor do que se trata um webinar.

 

O que é um webinar?

O webinar é um formato de evento realizado por meio da internet, através de transmissão ao vivo de vídeo e áudio em plataformas específicas de comunicação. Geralmente, é criada uma landing page solicitando os dados do interessado e, aos que preenchem, é disponibilizado um link para acessar de onde estiver e acompanhar o conteúdo transmitido pelo palestrante em tempo real.

Além disso, os espectadores têm a oportunidade de interagir diretamente com os palestrantes via chat, comentando, enviando perguntas e contribuindo ativamente para a realização do webinar.

Por ser um formato de conteúdo atual e dinâmico, o webinar é cada vez mais usado como ferramenta de marketing digital para divulgar eventos.

 

Por que um webinar é interessante para divulgar eventos?

É uma maneira barata de divulgar eventos

A primeira das vantagens que um webinar pode oferecer para a sua empresa é a possibilidade de divulgar eventos a um custo muito baixo. Afinal, você vai precisar apenas de um computador com webcam e microfone e de acesso à internet.

A partir desses simples recursos e, é claro, do profissional que vai transmitir o conteúdo, é possível conseguir uma audiência de centenas de pessoas que se interessem pelo tema do seu evento. Assim, você poderá convidá-las no próprio webinar e ter ainda o contato delas para reforçar o convite por email.

 

É possível alcançar um público diferente

Uma das principais vantagens de realizar um webinar para divulgar eventos é a possibilidade de atingir um público diferente daquele que já de relaciona com a sua marca ou a sua empresa.

Por ser um conteúdo versátil e interativo, o webinar é capaz de exibir a sua empresa para grandes públicos de vários lugares diferentes, simultaneamente. Então, se o seu objetivo é expandir o conhecimento sobre a sua marca, o webinar é uma excelente ferramenta, ainda que você não consiga que todo esse público compareça ao evento.

 

É confortável para o espectador

Como a transmissão do webinar é feita pela internet, é um formato confortável para o espectador, já que ele pode ter acesso ao conteúdo sem precisar sair de casa ou do trabalho.

Mesmo que o espectador não consiga acompanhar o webinar em tempo real, ainda é possível disponibilizar a gravação dele em um email marketing, o que se transforma também em uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o seu público.

 

Como divulgar eventos com um webinar?

Qualquer que seja o tema do seu evento, o webinar é uma ferramenta que pode trazer bons resultados, contribuindo tanto para a venda de ingressos quanto para o reconhecimento da sua marca como autoridade no mercado.

O webinar deve oferecer um conteúdo com tema relacionado ao seu evento. Dessa forma, os espectadores que se interessarem por ele também podem se interessar pelo evento.

Aproveite para contar um pouco sobre o evento, informar sobre a programação, o que está sendo preparado para os participantes, responda todas as dúvidas e até surpreenda, contando alguma surpresa: no webinar, o importante é vender o seu peixe e instigar a curiosidade de quem está assistindo.

Assim, além de oferecer uma prévia do que está por vir, o seu webinar ainda possibilita demonstrar a qualidade do evento que está sendo organizado.

 

O que fazer depois da realização do webinar?

Depois de realizar o webinar, é hora de aproveitar ao máximo os contatos que você conseguiu para instigá-los mais uma vez a estarem no seu evento.

Use os dados que você coletou para criar campanhas de comunicação voltadas para o evento, como:

 

  • Oferecer descontos nos ingressos para quem assistiu ao webinar
  • Enviar materiais exclusivos (como e-books, planilhas e apresentações)
  • Oferecer um kit exclusivo para quem assistiu ao webinar e adquirir um ingresso para o seu evento
  • Enviar conteúdos interessantes relacionados ao tema do webinar, para despertar ainda mais o interesse

 

Assim, você cria uma relação mais próxima com o público e tem ainda mais chances de aumentar a venda de ingressos para o seu evento.

 

Conclusão

Organizar um webinar é um formato prático e eficiente para ser usado como ferramenta para divulgar eventos. Afinal, tem baixo custo para ser realizado e possibilidades de resultados surpreendentes.

Para garantir de vez o sucesso do seu evento, é importante também contar com um checklist para não deixar faltar nada. Tendo essa lista em mãos, fica mais fácil organizar cada detalhe. Baixe agora o Checklist Completo para Organização de Eventos que preparamos para você.

 

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