Blog

Voltar
12 mar

7 ideias para inovar ao organizar um workshop

Postado por casagarcia - Dicas, Eventos Corporativos

O workshop está entre os tipos de eventos mais promovidos pelas empresas. É uma excelente maneira de treinar pessoas sobre determinado assunto, para o qual não seja necessário muito tempo. Geralmente, o workshop tem curta duração por se tratar de um treinamento com caráter mais prático. Nesse tipo de treinamento, os participantes são ativos, contribuindo para debates e atividades em grupo, por exemplo.

Mas, do ponto de vista de quem organiza, o workshop não é uma tarefa fácil, uma vez que nem sempre é possível manter a atenção dos participantes com uma programação comum. Por isso, é preciso inovar nas atividades: fazer rir, inspirar, despertar, surpreender.

Neste artigo, trazemos 7 ideias para tornar seu workshop mais interessante. Pronto para deixar de lado os eventos corporativos que deixam o público sonolento e criar atividades mais animadas e interativas?

1. Combine diferentes métodos de aprendizagem

São muitas as maneiras de aprender, certo? Em um mesmo workshop, podem participar pessoas que aprendem melhor de forma visual, com vídeos, fotos e gráficos, e outras que aprendem melhor por meio de atividades lógicas.

Então, considerando que os seus participantes podem apresentar essa diversidade da maneira de aprender, é importante criar um ambiente de aprendizagem que combine métodos diferentes: tanto tradicionais quanto apresentações audiovisuais, tarefas interativas, atividades práticas e trabalhos em grupo.

2. Mude a organização da sala

O ambiente também contribui bastante para tornar o workshop mais inovador. Geralmente, as salas de treinamento seguem um layout padrão, com as cadeiras dispostas sempre da mesma maneira. Quando essa organização é quebrada, os participantes já sentem a diferença.

Em vez de mesas e cadeiras, disponha sofás e almofadas. Bancos e mesas mais altas também são interessantes para que os participantes se sentem em posição diferente do que estão acostumados.

A escolha do local também é fundamental para o sucesso do workshop. Opte por um espaço com estrutura que permita ser personalizada de acordo com o tema. Aposte na iluminação e na decoração do ambiente para inspirar os participantes.

3. Use recursos diferenciados

Recursos diferenciados podem tornar seu workshop ainda mais envolvente. Podem ser objetos que representam literalmente o assunto ou mesmo objetos lúdicos que contribuam para o treinamento, deixando-o mais divertido e interessante.

Recursos como esses animam o evento e ajudam as pessoas a se lembrarem do que aprenderam. Mesmo que o workshop seja de um assunto sério, é importante contar com adereços para as pessoas recordarem com mais facilidade aquilo que foi ensinado.

4. Explore o lado competitivo dos participantes

O seu workshop pode ser transformado em um jogo, por exemplo. Quebra-cabeças, caça ao tesouro, enigmas, palavras cruzadas, jogos de memória e missões são ótimos exemplos de jogos para entreter o público e mantê-lo envolvido no evento.

Explorar o lado competitivo dos participantes é uma ferramenta útil para manter as pessoas interessadas e extrair delas o máximo de atenção para aquilo que se quer transmitir.

Ao final do evento, pense em uma forma de questionário para ajudar os participantes a recapitularem o que foi aprendido e testar o conhecimento sobre o assunto tratado.

5. Conte histórias

Ao apresentar qualquer assunto em um workshop, tente relacioná-lo à vida cotidiana dos participantes, usando exemplos reais, estudos de caso e metáforas criativas. Se as pessoas ficam envolvidas por horas assistindo a um filme, por que não usar esse recurso de storytelling também em eventos corporativos?

Lembre-se de que as metáforas e as histórias também são fundamentais ferramentas para o funcionamento da memória. Uma boa história vai ficar na mente dos participantes por muito mais tempo do que um gráfico, por exemplo.

6. Toque músicas

A música cria um clima mais agradável e traz mais energia para os participantes durante o workshop. Portanto, lance mão de músicas que tenham relação com o assunto do evento ou mesmo músicas animadas que sejam de agrado da maioria.

As músicas não precisam ficar restritas aos intervalos ou coffee break. Você pode convidar músicos para tocar ao vivo, o que deixa o evento ainda mais interessante. Nesse caso, que tal propor que os próprios participantes criem uma letra para ser musicada na hora? É uma ótima atividade interativa.

7. Surpreenda os participantes com prêmios

Os participantes ficarão mais motivados para concluir o workshop com êxito se seus esforços forem reconhecidos e, principalmente, se receberem alguma premiação.

Além dos tradicionais certificados, considere uma premiação extra para o grupo que se sair melhor no jogo que você propor para explorar a competitividade dos participantes.

Conclusão

Organizar eventos corporativos é uma tarefa que exige tempo e certa criatividade. No caso do workshop, não é diferente. Para fazer um workshop que alcance os resultados que a sua empresa busca, é importante inovar.

Por isso, sugerimos que você faça algo bem diferente daquilo que o público está acostumado. Pense não apenas em treinar os participantes, mas entretê-los, motivá-los, promover a interação entre eles e, principalmente, fazer com que eles absorvam o conteúdo.

Faça um workshop variado, divertido e inesperado. Assim, seus participantes aprenderão mais e estarão mais propensos a comparecer nos próximos eventos.

Saiba também como um webinar pode te ajudar a divulgar os seus eventos corporativos.

 

Ir para artigo

Comentários