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08 abr

8 dicas para organizar uma convenção de vendas

Postado por casagarcia - Eventos Corporativos

Você recebeu a tarefa de organizar uma convenção de vendas e não sabe por onde começar? Não se preocupe. Este artigo vai te ajudar com dicas para promover um evento de sucesso.

Antes de tudo, é importante que você entenda o objetivo de uma convenção de vendas e certifique-se de que o que a sua empresa precisa é realmente de um evento desse tipo. Afinal, há outros tipos de evento que podem estar mais ligados aos objetivos da empresa, como um congresso, um treinamento ou um workshop, por exemplo.

A convenção de vendas é um evento que reúne os colaboradores da empresa, em especial os vendedores, para apresentar novos produtos, motivá-los para alcançar metas de vendas ou ainda para promover mudanças de atitudes para melhores resultados.

O importante é que, ao saírem da convenção de vendas, os colaboradores estejam animados e engajados a colocar o que foi discutido em prática.

São esses os objetivos buscados pela sua empresa nesse momento? Se sim, confira essas 8 dicas para promover um evento de sucesso.

1. Planeje a convenção de vendas com antecedência

O ponto de partida para a sua convenção de vendas é o planejamento. Não caia no erro de fazer tudo em cima da hora e sem pensar nos detalhes. Cada atividade do evento precisa estar alinhada com os objetivos que forem traçados anteriormente.

Então, é importante analisar os resultados da empresa e estipular os objetivos para, depois, pensar em como alcançá-los com atividades estratégicas durante a convenção de vendas. Além disso, trabalhar no evento com antecedência é essencial para conseguir bons preços e prazos com fornecedores.

2. Pense em uma temática para a sua convenção de vendas

As convenções de vendas costumam ser grandes eventos, realizados anualmente pelas empresas. Isso implica participantes ansiosos, cheios de expectativas para um evento surpreendente. Portanto, nisso a empresa não pode falhar.

Então, ao definir os objetivos, pense também em como eles podem ser abordados. Por exemplo, é possível relacionar esses objetivos a uma temática externa?

Conte com a área de marketing ou mesmo uma agência para criar a identidade visual e o slogan do evento. Planeje vídeos, músicas e apresentações multimídias para chamar a atenção dos participantes. Não se esqueça também das camisetas e dos brindes.

3. Escolha o local ideal

Agora que a sua convenção de vendas está planejada, o próximo passo é definir o local ideal para realizá-la. Esse é o tipo de evento que precisa ser promovido fora do ambiente de trabalho. Afinal, só de estar em um local diferente, o time de vendas já se sente mais motivado.

Mas, além disso, é preciso escolher um local que tenha a estrutura necessária para receber tudo o que você planejou. Observe se o local comporta o número de participantes, se possui infraestrutura para montagem de projeção, sonorização e cenografias etc.

4. Comunique o evento

Algumas semanas antes da convenção de vendas, dispare e-mails para que os participantes reservem a agenda. Se a empresa contar com intranet, essa também é uma forma eficiente de comunicar o evento. No comunicado, apresente os principais palestrantes para servirem de chamariz para o evento.

5. Prepare as atrações

A sua convenção de vendas precisa estar recheada de boas atrações que contribuam para a motivação dos vendedores. Por isso, pense em atividades que sejam inesquecíveis, como um palestrante externo, entrega de prêmios, reconhecimento aos melhores vendedores do ano, shows, happy hour ao final de cada dia de evento, festa de encerramento etc.

Em toda convenção de vendas, o importante é que, mais do que conhecer sobre determinado lançamento ou sobre a empresa, os participantes saiam motivados e com o entusiasmo renovado. Esse evento deve servir para tirá-los de suas rotinas.

6. Ouça os colaboradores

Também faz parte da convenção de vendas um momento aberto para os próprios vendedores. Eles devem ser estimulados a trocar experiências e a falar sobre suas percepções do dia a dia.

Esse momento, além de motivar a equipe, é uma forma de tornar o evento mais real e focado em melhorar o cotidiano dos colaboradores. Ao compartilhar histórias, eles identificam situações parecidas com as que vivenciam e podem se espelhar nos colegas para alcançar resultados positivos.

7. Estimule os desafios

Não deixe que a convenção de vendas se torne um evento em que os participantes só bocejam e contam os minutos para acabar.

Ela deve ser dinâmica, com simulação de vendas, tarefas que devam ser executadas na hora, jogos que estimulem os vendedores a encontrar soluções etc. Tudo isso evita que o público perca o interesse.

8. Torne o ambiente participativo

Durante a convenção de vendas, ofereça coffee breaks e pense em ambientes que propiciem o networking e a descontração dos participantes.

Um espaço com sofás confortáveis e música ambiente são ideais para permitir a troca de ideias entre os vendedores.

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