Blog

Voltar
14 fev

Como organizar uma mesa redonda: 5 dicas indispensáveis

Postado por casagarcia - Dicas, Eventos Corporativos

Entre os tantos tipos de eventos corporativos que podem ser realizados, está a mesa redonda. Se a intenção é discutir um assunto específico e os envolvidos são poucos, a mesa redonda certamente é o formato mais adequado.

Quer saber se esse pode ser o tipo do próximo evento da sua empresa? Leia este artigo e confira algumas ideias de como organizar uma mesa redonda.

 

O que é uma mesa redonda?

A mesa redonda é, basicamente, uma reunião de um grupo de pessoas para discutir sobre determinado assunto e extrair delas seus pontos de vista.

Muitas vezes, as pessoas convidadas para essa discussão possuem cargos semelhantes e podem ser até mesmo de outras empresas. A propósito, essa é uma ideia para eventos corporativos de sucesso: reunir empresas parceiras que tenham objetivos em comum, em vez de dedicá-los apenas ao público interno.

 

O que levar em consideração ao organizar uma mesa redonda?

1. Defina o tema com clareza

Para ter uma mesa redonda que atenda aos objetivos da empresa, antes de tudo, é preciso definir o tema. Nem sempre o assunto abordado é simples e fácil de organizar. Mas é importante fazer isso. Quando o foco é claro, as mesas redondas tendem a ser mais atrativas e, consequentemente, a ter mais sucesso.

2. Selecione os convidados

A qualidade de uma mesa redonda depende muito dos convidados que vão compô-la. Por isso, ao ter o tema definido, selecione profissionais qualificados e que tenham conhecimentos e experiências diversas a respeito dele.

O objetivo é contribuir para uma discussão enriquecedora. Afinal, o evento corporativo é uma maneira de reunir pessoas com um interesse específico para se desenvolverem juntas.

3. Escolha um moderador alinhado com a empresa

Para a realização de uma mesa redonda, não pode faltar um moderador preparado para eventos corporativos, que atue como um presidente de mesa. Ele tem o fundamental papel de conduzir as discussões, concedendo a fala a cada um dos convidados na hora certa e interagindo com perguntas pontuais.

Atente-se para o perfil desse moderador. É essencial que ele esteja alinhado com a empresa e mais: seja articulado, confiante e tenha conhecimento do tema discutido.

O moderador também precisa ser uma pessoa que consiga manter a discussão ativa, estimulando os convidados que estejam participando menos de maneira descontraída, com o objetivo de prender a atenção do público durante toda a mesa redonda. Ele também precisa ser atento para organizar o tempo limite de cada convidado.

 

4. Planeje a programação

Não é porque o seu evento é uma mesa redonda que ele não pode ter uma programação variada. Além da mesa redonda em si, você pode convidar palestrantes que falem sobre o mesmo tema para abrirem o evento, por exemplo.

Outra sugestão é pensar em ações para fazer enquanto o evento acontece. Por exemplo, você pode propor um estande com consultores preparados para falarem do seu produto ou serviço. Na entrada, na saída e em intervalos, os participantes podem se interessar em saber mais sobre a sua empresa e é fundamental dispor de profissionais preparados para isso.

5. Invista em qualidade

A mesa redonda é uma oportunidade que a sua empresa tem de não apenas oferecer conhecimento aos envolvidos, mas também de promover negócios. É por isso que você deve levar a organização dela muito a sério.

A organização de uma mesa redonda de qualidade envolve um planejamento detalhado para cuidar de todos os detalhes que fazem parte do evento. Contar com uma empresa especializada é uma forma de garantir que tudo sairá perfeitamente. Afinal, são profissionais experientes, que têm contato com os melhores fornecedores e já conhecem o passo a passo para não falhar em nenhum quesito.

 

Conclusão

Uma mesa redonda pode ser uma ótima oportunidade para a sua empresa ser vista no mercado, especialmente se você convidar profissionais renomados e agregar mais valor ao evento com ações em parceria.

Mas a principal dica de como organizar uma mesa redonda que você deve seguir para ter um evento de qualidade é considerar a contratação de uma empresa especializada. Só assim você terá a certeza de que o evento será profissional o suficiente para contribuir para uma boa imagem da sua empresa perante o seu público específico.

Quer saber mais sobre organização de eventos corporativos? Leia nosso e-book sobre o assunto.


Baixar e-book agora

Comentários